sábado, 20 de outubro de 2018

Programa Nacional de Alimentação Escolar proporciona alimentação saudável nas escolas de Ibirubá (RS)

Programa Nacional de Alimentação Escolar proporciona alimentação saudável nas escolas de Ibirubá (RS)

por Rebrae 11/06/18

A prefeitura de Ibirubá (RS), município localizado a 301 quilômetros de Porto Alegre com 20 mil habitantes, através de editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), vem comprando, há sete anos, alimentos da agricultura familiar, proporcionando merendas saudáveis paras as escolas do município.

Uma das fornecedoras dos alimentos é a agricultora Maria Luiza Prestes, que produz chá, geleia e tempero verde. De acordo com a agricultora “a prefeitura compra bastante chá e geleia, pois entende a importância da inserção desses produtos no cardápio da merenda escolar.”

Maria Luiza faz parte da Cooperativa Agropecuária Regional de Pequenos Produtores (Cooarpa). Cooperativa com cerca de 900 associados e responsável pela distribuição dos alimentos para as escolas municipais de Ibirubá e de outros sete municípios vizinhos. O diretor da Cooarpa, Lecian Conrad, destacou que a cooperativa participou de todos os editais do Pnae do município desde o primeiro ano de compra, em 2012. “Somos responsáveis por 54% do fornecimento do Pnae no munícipio”, disse Lecian Conrad.

Segundo as nutricionistas da prefeitura, Izamara Rebellato e Larissa Santos, as crianças consomem chás e sucos naturais duas vezes por semana. “Os chás são oferecidos as crianças maiores de um ano, sem açúcar e livres de cafeína. São servidos nos lanches da tarde acompanhados de bolo. No inverno o chá é servido quente”, destacam.

A secretária de Educação do município, Mariana Ribas, comenta sobre os alimentos que foram pedidos no cardápio pelas crianças. “Sabendo da importância de uma alimentação saudável, e uma vez acreditando que a saúde ‘começa pela boca’ temos o dever de fornecer uma alimentação de boa qualidade, respeitando o fator cultural do município”.

Mariana também ressalta o retorno dos pais dos alunos diante dos alimentos e do cardápio servido nas escolas e creches. “As famílias manifestam sua opinião favorável relatando que os seus filhos estão adquirindo hábitos alimentares mais saudáveis dentro da escola. ”

Luiz Antônio, pai da estudante Isadora Salcim, que é aluna da escola municipal Santa Terezinha, ressaltou que a filha tem gostado dos alimentos servidos na escola e que tenta manter os mesmos hábitos alimentares em casa. “O que tenho observado é que ela tem uma alimentação balanceada, bem saudável. Acho isso ótimo porque eles consomem alimentos com menos agrotóxicos”.

São lançadas quatro chamadas públicas do Programa por ano no município, beneficiando todos os 2026 alunos distribuídos nas escolas e creches do município.

Foto: Rômulo Serpa

Fonte: MDA, por Waleska Crystina, sob supervisão da Assessoria de Comunicação



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3743