domingo, 16 de dezembro de 2018

Programa Nacional de Alimentação Escolar é referência no evento sobre alimentação escolar no Panamá

Programa Nacional de Alimentação Escolar é referência no evento sobre alimentação escolar no Panamá

por Rebrae 16/05/18

Modelo brasileiro serve de inspiração para implementação do projeto em outros 13 países

Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participam, nesta semana, da Reunião Regional para a Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar, que acontece no Panamá. O evento, que começou nesta segunda-feira (14/5) e se encerra hoje (16/05), marca o encerramento de um projeto de cooperação entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que buscou a implementação de programas de alimentação escolar nos países da América Latina.

A experiência brasileira desenvolvida no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tornou-se referência mundial, e foi a partir do projeto de cooperação entre o FNDE e a FAO que outras 13 nações puderam desenvolver o mesmo trabalho de sucesso em suas escolas. Atualmente, o modelo brasileiro está sendo implementado em Belize, Costa Rica, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas.

Para o Diretor de Ações Educacionais do FNDE, José Fernando Uchôa, é uma grande satisfação levar a experiência do Brasil para outros países e ver o modelo de alimentação escolar brasileiro ser adaptado às mais variadas culturas.

“O objetivo do PNAE é oferecer alimentação de qualidade aos estudantes da rede pública de ensino e garantir, por meio da oferta de refeições adequadas, que os meninos e meninas tenham oportunidade de obter bom desempenho dentro das salas de aula. Ver que isso está ultrapassando fronteiras e beneficiando alunos de outras nações é uma enorme satisfação”, afirmou o diretor.

Os avanços do PNAE, bem como os desafios e as principais ações na cooperação foram apresentados nesta segunda-feira, durante a palestra da coordenadora-geral do programa, Karine Santos. Na quarta-feira, ela voltará a falar sobre monitoramento e controle social, a fim de esclarecer as peculiaridades do programa e auxiliar os gestores dos demais países.

A delegação brasileira conta, ainda, com a  coordenadora geral do PNAE, Karine Santos, a nutricionista Anna Luna Santos, que atua com o PNAE no município de Maceió; o agricultor familiar do Paraná, José Antônio Marfil; e a conselheira de alimentação escolar, Nancy de Lourdes, que trabalha com o PNAE no município de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás.

Fonte: FNDE



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3778

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3778