domingo, 16 de dezembro de 2018

Merendeiras brasileiras participam de intercâmbio cultural na República Dominicana

Merendeiras brasileiras participam de intercâmbio cultural na República Dominicana

por Rebrae 08/05/18

Viagem foi um dos prêmios da 2ª edição do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE

Na última semana de abril, as cinco merendeiras vencedoras da 2ª edição do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar tiveram a oportunidade de trocar experiências com profissionais da República Dominicana e conhecer de perto a realidade das escolas do país. Acompanhadas por representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC, elas visitaram escolas, estiveram em plantações locais que produzem alimentos oferecidos aos estudantes, trocaram receitas e aprenderam sobre a cultura local.

Em visita à escola sustentável El Bosque, em Monte Plata, as merendeiras representantes de escolas públicas das cinco regiões brasileiras, aprenderam sobre o sistema de segurança alimentar e nutricional dos estudantes locais, que é desenvolvido na província pelo Instituto Nacional do Bem-Estar dos Estudantes (Inabie).

“Essa experiência abriu meus olhos, me fez enxergar a importância de uma merendeira para os alunos, ver que não sou apenas uma merendeira e sim uma educadora alimentar. O concurso mudou muito minha vida, pois fez tornar público um sentimento que eu guardava dentro de mim, o amor pelo que faço”, disse entusiasmada a representante do Nordeste, Gilda Rosângela de Souza, que prepara refeições diariamente para meninos e meninas da Escola Juazeiro, na cidade de Tacaratu, em Pernambuco.

A dona do famoso Caldo Nordestino, que tem como principal ingrediente a carne de bode, não escondeu a alegria por vivenciar sua primeira viagem internacional e ainda por cima mostrando um pouco do seu trabalho. “Sou muito grata por tudo! Tenho muito orgulho de ser merendeira e hoje posso dizer que sou muito mais feliz!”, afirmou.

Após os cinco dias de visitações e passeios, Gilda e as merendeiras Daniela Fernanda Felizardo (Sul), Luciana Aparecida Pinheiro (Sudeste), Debora de Souza Leal Ribeiro (Centro-Oeste) e Maria Claudia Ferreira dos Santos (Norte) foram homenageadas pelo governo de Santo Domingo, em cerimônia no escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar – A segunda edição do concurso, realizada no segundo semestre de 2017, recebeu mais de duas mil inscrições. Os principais objetivos da inciativa são valorizar o papel de merendeiras e merendeiros que trabalham diariamente em prol da alimentação de qualidade nas escolas públicas do Brasil, promover a alimentação saudável e mobilizar a comunidade escolar para a temática da educação alimentar e nutricional.

De acordo com o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, mais que mostrar o papel das profissionais, o foco do concurso é valorizar o que o Brasil tem de melhor no que se refere à alimentação escolar. “As merendeiras conseguem traduzir as regras e leis que o Governo Federal estabelece, em refeições muito saborosas. O papel da merendeira é, sem dúvida, essencial para o sucesso das políticas públicas de educação”, disse.

Fonte: FNDE



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3778

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3778